quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rabanada contemporânea



Ai, as rabanadas, essa deliciosa e tradicional sobremesa de Natal...pode mudar de página quem não fica esperando chegar esta época pra comer algumas e outras mais!

Nascida em Portugal, a rabanada era servida no dia da Consoada, evento que reunia as famílias à mesa de jantar no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para um refeição à base de peixe, preferencialmente.  Mas a tradição não para por aí. Após o jantar, a mesa da Consoada não deve ser retirada e a louça não pode ser lavada.  Os restos de comida também devem ficar na mesa por toda a noite, o que simboliza respeito aos mortos da família. Depois da Consoada também é costume fazer a troca de presentes.

A receita tradicional da rabanada leva açúcar, canela e até mel. Novas versões foram surgindo. Já experimentou a rabanada de panetone? E a torta de rabanada? Há também a salgada e a recheada com sorvete. Enfim, uma infinidade.

Agora, conta: você já experimentou a nossa rabanada?  Leva calda de chocolate e folhas de menta, além de lâminas de amêndoa carameladas. Essa delícia está no nosso festival e também pode ser encomendada para o seu Natal. Mas peça logo porque não abriremos no dia 24.

Boas Festas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário